Home Page Jurídica - Home Page Jurídica

Pais podem obter documento que, após validação por um solicitador, deve ser exibido às autoridades sempre que o menor viaje sem a companhia de um dos progenitores.

aeroporto

A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução criou uma plataforma electrónica que visa facilitar e melhorar a forma como são feitos os documentos de autorização de saída de menores para o estrangeiro.

Em comunicado, a Ordem dos Solicitadores explica que o procedimento é feito através de um formulário online, onde os pais agora podem obter um documento que, após validação por um solicitador, deve ser exibido às autoridades sempre que o menor viaje sem a companhia de um dos progenitores.

O objectivo desta plataforma é produzir um documento, em várias línguas, que reforce a segurança dos menores que vão ausentar-se do país e assegure a autenticidade da autorização exigida pelo quadro legal em vigor no território nacional.

Além das obrigatórias autorizações dos progenitores ou do tutor, o documento pode ainda conter informação adicional de especial relevância para o menor como são exemplos os contactos telefónicos de familiares (no destino e/ou origem) ou problemas de saúde do menor.

A apresentação da plataforma digital vai decorrer, na sexta-feira, num debate sobre "justiça electrónica", promovido pela Comissão Europeia e a decorrer na sede da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.

in Público | 20-12-2018 | LUSA

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

banner 350 292 upt jan 2020

banner arkeyvata mar 2020

wook banner fev v2 2020

collex banner fev 2020

DESTAQUES

calendario forense hpj 2020

irs 2020 banner 350

 radar psp banner

 quizz hpj banner