Como se disse neste artigo - IRS – Consulta das Despesas e Encargos – já está a decorrer o prazo para reclamar da irregularidades das despesas para dedução à coleta apuradas pela Autoridade Tributária e apresentadas no portal do IRS.
Tem até 31 de março para reclamar caso as despesas apresentadas não estejam corretas.
Neste artigo vamos mostrar passo-a-passo como poderá fazer essa reclamação. É mais simples do que pensa e pode fazer tudo através do Portal das Finanças.
1 – Aceda ao Portal das Finanças e clique na opção de menu “Serviços”.
2 – Procure na lista de serviços apresentados a categoria “Contencioso Judicial e Administrativo”.
3 – Na subcategoria “Contencioso Administrativo, clique em “Entregar Despesas para Dedução à Coleta”.
4 – Na página seguinte, clique em “Pesquisar” do campo “Pesquisa de Despesas”, confirmando que o ano selecionado é o de 2018.
5 – Na página que irá aparecer, estão disponíveis as linhas com a descrição do setor e os valores apurados.
Caso pretenda reclamar, deve introduzir no campo “Valor Reclamado” os valores que considera corretos, ACRESCENTANDO ao valor que lá está as faturas que, na sua opinião, não foram devidamente contabilizadas. Coloque um visto na linha (ou linhas) dos setores que está a reclamar.
Depois, deve, no campo “Fundamentos” indicar as faturas que sustentam a sua alteração para o “Valor Reclamado” que introduziu.
6 – No final do formulário, clica em “Continuar” e confirma que tudo está correto.
E pronto, acabou de proceder à reclamação. Foi simples e rápido.
Nota final, guarde todas as faturas que sustentaram esta reclamação para o caso de haver uma inspeção tributária posterior.
Conteúdo Relacionado: