Se infelizmente é um dos muitos portugueses que tem de pagar IRS, está prestes a acabar o prazo para o fazer.
De acordo com a lei, tem até 31 de agosto para efetuar o pagamento da liquidação de IRS, que entregou até 30 de junho.
Caso não tenha a capacidade financeira para efetuar o pagamento de uma só vez, saiba que tem à sua disposição a possibilidade de requerer, de forma simples e praticamente com deferimento automático, o pagamento em prestações do montante a liquidar de IRS.
Neste artigo vamos mostrar o que tem de fazer e o passo a passo para que faça em sua casa o pedido e a simulação para ver se lhe compensa.
1.º - Aceda ao Portal das Finanças.
2.º - Clique em “Serviços”.
3.º - Percorra as opções até encontrar “Informação Financeira” e clique em “Simular Prestações Cobrança Voluntária”.
4.º - Introduza os seus dados de acesso.
Vai aparecer uma mensagem que deve ler com atenção e que deixamos aqui:
“Esta funcionalidade destina-se aos contribuintes singulares e colectivos não devedores de quaisquer tributos que pretendam requerer/tenham requerido o pagamento prestacional de IRS ou IRC ainda em pagamento voluntário.
Para além da simulação, registo do pedido e consulta a planos, permite ainda a obtenção de 2.as vias do documento de cobrança da prestação mensalmente enviada para o domicílio fiscal dos aderentes.”
5.º - Selecione a opção “Simular/Registar Pedido”
6.º - No quadro que lhe vai aparecer, na linha correspondente ao IRS, clique em “Simular”.
7.º - Na página seguinte, vai ter a possibilidade de simular o pagamento em prestações em que selecionar o n.º de prestações pretendidas. Dependendo do valor a liquidar, o sistema avisa-o caso selecione um n.º de prestação legalmente inadmissível.
8.º - Após selecionar o n.º de prestações pretendidas, clique no botão “Simular”.
9.º - Na página seguinte aparece o resultado da simulação, com a informação do total de juros, do montante e datas limite de pagamento de cada uma das prestações.
Caso aceite a simulação e pretenda efetuar o pedido de pagamento em prestações do valor de IRS a liquidar, clique no botão “Registar Pedido”.
10.º - Se tudo correu bem, vai aparecer logo uma mensagem a informar que o seu pedido foi “DEFERIDO” e deve exportar o pdf do plano de pagamento em prestações.
Todos os meses recebe uma guia paga efetuar o pagamento de cada uma das prestações, ou poderá vir ao passo 4 supra para “Consultar Planos” ou “Emitir Segunda Via Prestações”.
Deve efetuar este pedido até ao dia 31 de agosto e cumprir os prazos limite das prestações resultantes do seu plano.
Conteúdo Relacionado: