A fiabilização de contactos é o procedimento de confirmação do seu endereço de correio eletrónico (e-mail) e do seu número de telemóvel.

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Deve fiabilizar os seus contactos (e-mail e telemóvel) para que a comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira - AT seja feita de forma segura e eficaz.

A AT envia aos contribuintes, regularmente, por email e SMS (mensagens de texto para o telemóvel), mensagens informativas e de apoio ao cumprimento voluntário das obrigações fiscais, antes do fim dos respetivos prazos legais. Este serviço é gratuito e é prestado de forma personalizada.

São exemplos disso as comunicações sobre prazos de entrega de declarações, prazos de pagamentos, processamento de reembolsos, informação sobre benefícios fiscais, e-fatura, divergências, etc.

As mensagens enviadas por este(s) meio(s) têm caráter meramente informativo e de apoio ao cumprimento voluntário e não substituem os avisos, notificações e citações que, nos termos da lei, são obrigatoriamente efetuados por simples via postal, carta registada, carta registada com aviso de receção, telefax ou por transmissão eletrónica de dados, para a caixa postal eletrónica, e serviço público de notificações eletrónicas associado à morada única digital.

Pode fiabilizar apenas o seu endereço de e-mail, apenas o seu n.º de telemóvel, ou ambos.

Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, pode recuperar e alterar a sua senha de acesso ao portal das Finanças, de forma segura, recebendo por SMS, de imediato, um código de 6 dígitos.

Vamos explicar passo-a-passo como proceder para fiabilizar os seus contactos no Portal das Finanças.

 

1 – Comece por aceder ao Portal das Finanças.

portal financas home

 

2 – Inicie sessão com os seus dados de acesso (NIF e Senha de Acesso)

 

3 – No menu “A minha área” clique em “Dados Pessoais”.

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4 – Na sua “Situação Cadastral Atual” clique em “DADOS DE CONTACTO PORTAL DAS FINANÇAS (EMAIL E TELEFONE)”

 

5 - Preencha os campos do email e/ou do telemóvel com os seus dados.

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6 – Depois, selecione “FIABILIZAR” junto do campo Email e/ou Telefone.

 

7 - É apresentada uma mensagem na qual deve clicar em CONTINUAR.

 

8 - Receberá mensagem(ns) da AT com um código para fiabilização do e-mail e/ou um código para fiabilização do número de telemóvel, respetivamente, no endereço de correio eletrónico e/ou no telemóvel. É importante notar que os códigos recebidos têm a validade de 1 hora.

 

9 - Agora é só inserir o(s) códigos no espaço indicado e “CONFIRMAR”.

 

10 - Caso tenha perdido/apagado o(s) código(s) recebido(s) pela AT via e-mail e/ou SMS pode escolher a opção OBTER NOVO CÓDIGO para receber novo(s) código(s). Porém, apenas o poderá fazer 1 hora após a última solicitação de fiabilização. Caso contrário, o pedido será rejeitado.

 

E pronto. Já fiabilizou os seus dados para contactos futuros e para recuperar a sua senha de acesso se for necessário.

 

Pode consultar um manual disponibilizado pela Autoridade Tributária AQUI.

 

 

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