Simplifica o preenchimento dos anexos A e I da Informação Empresarial Simplificada - Decreto-Lei n.º 87/2018, de 31 de outubro - Home Page Jurídica

O que é?

Este decreto-lei cria regras para simplificar a entrega de informação fiscal e contabilística através da declaração de Informação Empresarial Simplificada (IES).

lei simples

 

A IES é uma declaração eletrónica que reúne informação sobre impostos, contabilidade e estatísticas nacionais sobre as empresas e algumas pessoas singulares.

 

O que vai mudar?

Alguns campos do formulário passam a estar pré-preenchidos com informação retirada automaticamente dos ficheiros SAF-T (PT) da contabilidade, que alguns contribuintes têm de comunicar às Finanças.

A comunicação dessa informação permite também retirar alguns campos dos formulários, uma vez que deixa de ser necessária a declaração de dados que já estão disponíveis para as Finanças.

A versão final dos formulários a preencher vai ser aprovada por uma portaria do Governo.

 

Que vantagens traz?

Com este decreto-lei pretende-se tornar mais simples e mais fácil declarar os dados necessários para a IES.

 

Quando entra em vigor?

Este decreto-lei entra em vigor no dia a seguir à sua publicação.

Em 2018, as novas regras aplicam-se apenas à entrega das declarações indicadas na Portaria do Governo que vai ser publicada.

Este texto destina-se à apresentação do teor do diploma em linguagem acessível, clara e compreensível para os cidadãos. O resumo do diploma em linguagem clara não tem valor legal e não substitui a consulta do diploma em Diário da República.

in Diário da República

 

Consulte o diploma aqui:

Decreto-Lei n.º 87/2018, de 31 de outubro

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

OUTRAS LEIS + SIMPLES

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

upt dez 2018

cursos cej 2019

agenda juridica versao2calendario forense 2019 versao2

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

salario minimo nacionalestudante deslocado

radar psp destaquequiz destaque

oe2019crta conducao banner