O que é?

Este decreto-lei aprova o desenvolvimento de projetos experimentais com recurso ao direito ao desafio, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).

lei simples

 

O direito ao desafio visa promover novos modelos de trabalho e gestão no seio da administração pública, permitindo às equipas desenvolver propostas e testar soluções de forma mais célere, eficiente e eficaz.

 

O que vai mudar?

Este decreto-lei permite que se adotem determinados projetos experimentais, em entidades previamente identificadas e por tempo limitado, com o objetivo de modernizar e simplificar a gestão e os procedimentos administrativos, prevendo para tal a suspensão temporária de regimes legais em vigor.

 

Que vantagens traz?

Este diploma permite dar mais um passo na inovação da Administração Pública ao autorizar a implementação de projetos que, sem esta possibilidade, não poderiam decorrer nos exatos termos a que se propõem.

 

Quando entra em vigor?

Este decreto-lei entra em vigor no dia a seguir ao da sua publicação.

Este texto destina-se à apresentação do teor do diploma em linguagem acessível, clara e compreensível para os cidadãos. O resumo do diploma em linguagem clara não tem valor legal e não substitui a consulta do diploma em Diário da República.

in Diário da República

 

Consulte o diploma aqui:

Decreto-Lei n.º 126/2019, de 29 de agosto

 

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!