Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) são instrumentos de dívida pública, destinados à poupança das famílias, apresentando taxa fixa garantida.

ceritificado poupanca crescimento

 

A subscrição de Certificados do Tesouro Poupança Crescimento pode ser efetuada diretamente nos balcões das entidades para o efeito contratadas pelo IGCP, E.P.E., os CTT, nos Espaços Cidadão e online, por acesso ao AforroNet no caso de já ser aderente a este serviço disponibilizado pelo IGCP, E.P.E.

 

Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento têm um mínimo de subscrição de €1000,00 e um prazo mínimo de manutenção do investimento de 12 meses, findo o qual poderá ser resgatado ou mantido.

 

Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento foram criados pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-D/2017, de 27 de outubro de 2017.

 

Os juros são pagos de forma anual e com base em taxas pré fixadas em que após o 2.º ano de manutenção do investimento existe um prémio de remuneração que acresce a taxa de juro fixada.

 

O valor dos juros, líquido de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), é creditado no Número Internacional de Conta de Identificação Bancária (IBAN), registado na respetiva conta do Tesouro aberta junto do IGCP, E.P.E, não havendo capitalização de juros.

 

Como grande aspeto positivo desta forma de investimento ressalta a garantia de capital, assegurado pelo Estado Português.

 

Notas Positivas:

- Taxa de juro bonificada: quanto mais tempo tiver o investimento melhor será o prémio de remuneração.

- Garantia de capital: este investimento tem o capital garantido pelo Estado Português.

 

Notas Negativas:

- Taxa de juro: a taxa de juro, mesmo com o prémio de remuneração, é reduzida embora superior aos depósitos a prazo, sendo mais atrativo a médio prazo.

. Liquidez: apenas pode levantar o seu investimento 12 meses após a data em que o efetuou.

 

Saiba tudo sobre os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) aqui.

 

DISCLAIMER / IMPORTANTE

Todo o conteúdo presente neste artigo serve apenas para fins informativos e educacionais, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

 

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!