Mais de 1,2 milhões de pessoas sentiram discriminação em Portugal
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o Instituto Nacional de Estatística (INE) recorda que 1,2 milhões de pessoas já sofreram discriminação em Portugal.
Espaço de partilha de notícias de cariz jurídico veiculadas pela comunicação social.
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o Instituto Nacional de Estatística (INE) recorda que 1,2 milhões de pessoas já sofreram discriminação em Portugal.
A AIMA disponibiliza mais um serviço online relativo à Autorização de Residência.
A atual bastonária Fernanda de Almeida Pinheiro e João Massano vão disputar a segunda volta das eleições para bastonário da Ordem dos Advogados (OA), depois de terem sido hoje os mais votados na primeira volta.
Entre as pendências encontram-se casos relativos ao tempo excessivo nos processos civis e administrativos, condenações em violação do direito de liberdade de expressão em processos por difamação e a imposição contínua do regime prisional de alta segurança.
O tribunal ao qual compete aplicar medidas a estrangeiros detidos na fronteira vai ter uma sala no aeroporto de Lisboa, de modo a garantir o direito à audição presencial daqueles cidadãos, revelou o Conselho Superior da Magistratura (CSM).
A nova lei vai reforçar a pena de crimes de agressão contra agentes de serviço público, contemplando também a isenção de custas judiciais, transformando parte desses crimes em crimes públicos.
O Jornal de Notícia especifica que 6.083 são homens, 1.077 são mulheres e 5.945 não comunicaram o sexo ao Ministério da Justiça. Os arguidos ou condenados nesta situação ficam impedidos, por exemplo, de obter documentos como o cartão de cidadão.
Na reunião, a associação sindical de juízes apresentou propostas de revisão de subsídios, como o dos magistrados deslocados nas ilhas, o de turno e de trabalho urgente.
Já pode consultar no portal das Finanças os montantes das deduções para o IRS.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) comunicou às autoridades judiciais um milhar de casos de cidadãos estrangeiros registados nas mesmas moradas, anunciou hoje a instituição.
A criação do Fundo Anual de Apoio a Crianças e Jovens pretende financiar medidas que garantam o bem-estar destas crianças, como atividades lúdico-pedagógicas, serviços de saúde, e apoio psicológico.
A partir desta segunda-feira, é possível "solicitar, num único pedido, o NIF, o NISS e o NNU". Para já, o sistema só é possível em 10 espaços cidadão, mas o objetivo é que seja alargado a toda a rede.