A partir de setembro, a Ordem dos Notários vai disponibilizar um serviço de procurações online, permitindo o acesso ou a alteração dos documentos em qualquer altura e a partir de qualquer hora.

ordem notarios

A partir de setembro, a Ordem dos Notários vai disponibilizar um serviço de procurações online, permitindo o acesso ou a alteração dos documentos em qualquer altura e a partir de qualquer hora, avançou o bastonário ao Jornal de Negócios (acesso pago).

Até agora, as procurações são apenas feitas em papel e podem ficar perdidas para sempre. Com esta atualização, o objetivo é que “com as procurações online tudo fique arquivado e que seja possível, nomeadamente, verificar se uma determinada procuração foi entretanto revogada”, explica Jorge Batista da Silva.

Também a partir de setembro será possível fazer atos à distância a partir dos cartórios notariais, como a assinatura de uma escritura. Recorde-se que em junho deste ano, a Ordem dos Notário lançou um serviço de escrituras arquivadas de forma eletrónica. Em dois meses, este serviço conta já com 70 mil documentos arquivados e que podem ser consultados em qualquer localização geográfica, mediante a utilização de um código.

in ECO | 17-08-2022

 

 

Recomendamos, atualizado:

Código do Registo Predial e Legislação Conexa

 

 

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!