A Direção-Geral do Consumidor (DGC) instaurou 16 processos de contraordenação a publicidade do setor retalhista sobre equipamentos elétricos e eletrónicos de uso pessoal e doméstico, tendo sido ainda aplicadas coimas no valor de 40.500 euros, foi hoje divulgado.

empresas

Em comunicado, a DGC adianta que, no período de 2020 a 2024, instaurou 119 processos de averiguações, de que resultou a concretização de 16 processos de contraordenação a publicidade do setor retalhista não alimentar, "mais concretamente sobre equipamentos elétricos e eletrónicos de uso pessoal e doméstico (onde se incluem televisões, computadores, tablets, eletrodomésticos, entre outros)".

A DGC explica que, na sequência da fiscalização da DGC neste setor de atividade, que é o segundo mais reclamado no universo de denúncias e queixas no Livro de Reclamações sobre publicidade, foram ainda aplicadas coimas no valor de 40.500 euros.

As coimas dizem respeito a infrações em "casos de publicidade enganosa no âmbito de campanhas promocionais, nomeadamente, promoções não efetuadas pelo preço anunciado ou pela falta de disponibilidade do produto abrangido na campanha de promoção".

in Noticias ao Minuto | 29-04-2024 | LUSA

 

 

Também com interesse:

Conferência: Os direitos dos consumidores nas práticas comerciais com reduções de preço (vendas com promoções) - 3 de outubro de 2023 - Vídeo

II Congresso Nacional dos Direitos do Consumidor - 15 de março de 2023 - Vídeo

Leis Fundamentais da Defesa do Consumidor - 18.ª Edição

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!