Clientes com queixas sobre créditos podem obrigar bancos a ir a tribunal arbitral - Home Page Jurídica

Desde 1 de Janeiro, os clientes com queixas sobre crédito ao consumo e crédito à habitação podem recorrer a meios alternativos de resolução de conflitos.

banco portugal

in Público | 16-01-2018 | LUSA

Os clientes bancários podem recorrer a meios extrajudiciais de litígios para conflitos de crédito à habitação ou ao consumo até 5000 euros, sendo os bancos obrigados a participar nessa mediação.

Desde 1 de Janeiro, os clientes com queixas sobre crédito ao consumo e crédito à habitação podem recorrer a meios alternativos de resolução de conflitos para tentarem ser ressarcidos dos danos que consideram que lhes provocaram práticas erradas de bancos ou de outras entidades financeiras. Contudo, isto só é válido para conflitos até 5000 euros.

Esta informação consta do Portal do Cliente Bancário, do Banco de Portugal, na parte referente a “Resolver Litígios”. Até 2017 tal já existia, mas apenas para conflitos referentes a serviços de pagamentos.

Agora, essa obrigação alarga-se a conflitos referentes a contratos de crédito à habitação, crédito ao consumo e também serviços mínimos bancários.

Cada banco é obrigado a aderir a pelo menos duas entidades de resolução de litígios às quais os consumidores queixosos de um produto ou serviço podem recorrer, devendo informar o Banco de Portugal das entidades em causa até final de Janeiro. A informação será depois publicada no Portal do Cliente Bancário.

Nos centros de arbitragem é tentada uma conciliação entre a entidade financeira e o consumidor, mas caso não seja possível é imposta uma decisão (equivalente a uma sentença).

Já para conflitos que envolvam um valor acima de 5000 euros os consumidores têm de recorrer a tribunais judiciais de primeira instância.

 

PUB

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

OUTRAS NOTÍCIAS

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2018 

agenda juridica 2018 promo 

calendario forense hpj 2019

DESTAQUES

simulador ss trab indep occestudante deslocado

radar psp destaquequiz destaque

acesso direito candidatura 2018crta conducao banner

LIVROS C/ DESCONTO %