Já pode escolher a entidade para beneficiar de 0,5% do seu IRS - Home Page Jurídica

Pode escolher ajudar várias entidades, entre as quais bombeiros, associações, lares ou jardins de infância. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar essa percentagem para uma organização.

irs

in Noticias ao Minuto | 28-03-2018 | Beatriz Vasconcelos

O prazo para a entrega da declaração do IRS está próximo, começa já no próximo domingo e prolongar-se-á até ao final de maio. Tal como aconteceu nos anos anteriores, este ano também poderá escolher uma entidade à qual pode ‘doar’ 0,5% do seu IRS.

A lista oficial já foi publicada pela Autoridade Tributária (AT) - pode ser consultada aqui, escolhendo a opção 2017 – e este ano constam 3.720 entidades, entre as quais bombeiros, associações várias, lares ou jardins de infância, entre outros.

Na prática há duas opções: a primeira é consignar 0,5% do imposto, sendo que o dinheiro será encaminhado para a entidade escolhida sem qualquer custo para o contribuinte; a segunda implica que o contribuinte desconte esse valor do benefício IVA, sendo que esse valor deixa de poder ser deduzido no IRS e o contribuinte irá perder uma parte da poupança que garantiu com as despesas.

Para ajudar uma instituição só terá que aceder à lista, escolher uma entidade, tomar nota do número de contribuinte da mesma e, posteriormente, preenche-lo no Modelo 3 do IRS. Terá que realizar este passo mesmo que esteja abrangido pelo IRS automático.

Desde que a consignação do imposto foi criada, a lista tem vindo a crescer. No ano passado, constavam no documento cerca de 3.500 entidades.

 

PUB

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!