A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica juntou-se a 67 países na operação internacional OPSON VII.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, mais conhecida por ASAE, juntou-se a 67 países na operação internacional OPSON VII, iniciativa conjunta da Europol e Interpol que, desde dezembro até ao fim de março, combateu “práticas fraudulentas em géneros alimentícios”.
Nesta operação foram realizadas diversas ações de fiscalização direcionadas a operadores económicos que desenvolvem a sua atividade no setor alimentar, incluindo portos e aeroportos. Para isso, vários organismos oficiais, como entidades policiais, aduaneiras e de fiscalização alimentar, colaboraram com a causa.
Através de um comunicado, a ASAE faz saber que foi encontrada carne imprópria para consumo, leite em pó para bebé falsificado, atum tratado quimicamente, entre outros ilícitos que atentam contra a saúde do consumidor.
“Durante esta operação, decorreu ainda uma ação coordenada pela UE, através da EU Food Fraud Network (em que a ASAE é a representante nacional) envolvendo 11 dos países, incluindo Portugal, com o objetivo de detetar práticas fraudulentas em atum. Estas práticas ilícitas incluíam a troca de espécies e a venda ilegal de atum destinado a conserva como fresco, após tratamento químico que lhe conferiam uma aspeto e coloração de atum fresco, tendo sido apreendidas, na globalidade, mais de 50 toneladas de atum e mais de 380 amostras colhidas”, pode ainda ler-se.
Por cá, participaram na operação a ASAE e a Autoridade Tributária e Aduaneira que apreenderam “mais de 357 toneladas de géneros alimentícios incluindo carnes e produtos cárneos, produtos de pesca, moluscos bivalves, produtos pré-cozinhados, queijos, mel, pão, frutos e vegetais; Cerca de 150 mil unidades de produtos, incluindo ovos, suplementos alimentares e queijos; Cerca de 34 mil litros de vinho, 5.300 litros de leite, 1.700 litros de bebidas espirituosas e 320 litros de azeite”, informa o comunicado.
Foram, por isso, instaurados 30 processos crime e mais de 200 processos de contraordenação e ainda detidos 22 indivíduos.
in Noticias ao Minuto | 26-04-2018 | Tiago Miguel Simões
PUB