O novo simulador de pensões do site da Segurança Social tem tido uma elevada procura por parte dos beneficiários, que já fizeram 117.169 pesquisas sobre as suas reformas futuras.

seg social direta

Nas primeiras 24 horas de funcionamento (entre as 00h01 de dia 9 de maio e as 00h01 desta quinta-feira) foram efetuadas 117.169 pesquisas no novo Simulador de Pensões da Segurança Social. Destas pesquisas, 83.678 foram simulações automáticas e 33.491 foram simulações à medida.

Segundo um comunicado do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, "o tempo médio de apresentação do resultado da simulação foi de 1,5 segundos".

O simulador fez também quadruplicar o número de pedidos de registo na Segurança Social Direta: registaram-se 11.627 pedidos (novos registos ou 2.ª via).

Para usar o novo simulador de pensões, o utilizador do site da Segurança Social precisa apenas colocar as suas credenciais para aceder à página e, a partir daí, entra no mundo das estimativas - que chegam ao ponto de indicar o dia em que o trabalhador pode ir para a reforma.

O site apresenta duas opções de simulação: uma "automática" e outra "à medida".

A simulação é realizada com as regras em vigor à data do cálculo e com os dados existentes no sistema informático da Segurança Social - são, por isso, excluídos à partida, na simulação "automática", os descontos para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) dos Funcionários do Estado e o tempo do Serviço Militar Obrigatório (SMO).

Esta ausência de dados pode ser ultrapassada quando se opta pelo cálculo "à medida", mas, para isso, é preciso estar munido das datas de "incorporação" e da "passagem à disponibilidade".

O sistema está padronizado para uma inflação de 0,5% e uma valorização do vencimentos de 0,5% ao ano.

É preciso ter em atenção que os valores apresentados são brutos, pelo que é necessário calcular à parte os descontos para o IRS.

Tanto na opção "automática" como "à medida", o beneficiário pode escolher a data em que se quer reformar para perceber se sofre alguma bonificação ou penalização.

in TSF | 10-05-2018 | José Milheiro

 

Com interesse:

Novo Simulador de Pensões - Segurança Social

 

PUB

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!