Faltam 15 dias para terminar o prazo de entrega do IRS. Eis o que saber - Home Page Jurídica

Se pertence ao universo dos contribuintes que ainda não submeteram a declaração, tome nota de alguns pontos antes de aceder ao Portal das Finanças para prestar contas à Autoridade Tributária (AT). Se, por outro lado, já entregou a declaração mas notou um erro saiba como a pode corrigir ou então como aplicar o dinheiro que poderá receber (ou já recebeu).

irs

O período de entrega do Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) começou há cerca de um mês e meio. Arrancou em força, com mais de um milhão a entregar a declaração logo na primeira semana. Esse ritmo entretanto abrandou e, agora, a cerca de duas semanas do fim da campanha ainda há quem não tenha entregue a declaração.

Se pertence a este universo, saiba que poderá entregar a declaração - obrigatoriamente, através da Internet - até ao último dia de maio. E esta é uma das grandes novidades deste ano: já não é possível proceder à entrega em papel.

Mas há mais. Por exemplo, o número de contribuintes abrangidos pelo IRS automático foi alargado o que significa que a entrega é mais fácil e o reembolso mais rápido. Porém, saiba que se não confirmar a declaração – mesmo estando abrangido pelo regime automático – receberá o reembolso mais tarde.

Pode também escolher ajudar uma entidade, entre bombeiros, associações, lares ou jardins de infância.. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar 0,5% do IRS para uma organização.

Se precisa de ajuda para preencher a declaração, saiba também que há cerca de 1.866 locais que podem auxiliar no preenchimento do IRS, entre os quais 346 serviços de finanças, 203 espaços Cidadão (inclui também um em Paris e outro em São Paulo) e ainda 1.321 juntas de freguesia.

Outra novidade é que há uma app, que foi lançada pelo Fisco, que permite consultar quanto tem a pagar ou a receber mediante a sua situação. A plataforma chama-se ‘Situação Fiscal’ e está disponível para Android e iOS.

Já entregou a declaração?

Se por acaso entregou a declaração, mas deu conta de erros ou incorreções, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio, entregando uma nova declaração que irá substituir a anterior.

Ainda não sabe onde vai investir o dinheiro que pode receber do IRS? O Notícias ao Minuto falou com António Ribeiro, economista da Proteste Investe, que destacou cinco produtos financeiros onde pode aplicar o dinheiro.

Se ao invés de receber, tem a pagar, saiba que a data limite para o pagamento do imposto é 31 de agosto, mas evite esquecimentos, pois podem resultar em coimas aplicadas pelo Fisco.

in Noticias ao Minuto | 16-05-2018 | Beatriz Vanconcelos

 

PUB

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

OUTRAS NOTÍCIAS

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2018 

agenda juridica 2018 promo 

calendario forense hpj 2019

DESTAQUES

simulador ss trab indep occestudante deslocado

radar psp destaquequiz destaque

acesso direito candidatura 2018crta conducao banner

LIVROS C/ DESCONTO %