Contas de serviços mínimos bancários cresceram 29% no 1.º semestre para quase 51 mil - Home Page Jurídica

O número de contas de serviços mínimos bancários subiu 29% no primeiro semestre, em comparação com o período homólogo, para 50.610, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

dinheiro

“Em 30 de junho de 2018 existiam 50.610 contas de serviços mínimos bancários, o que representa um crescimento de 13% em relação ao final de 2017 e de 29% relativamente ao final do primeiro semestre de 2017", revelou, em comunicado, o supervisor financeiro.

De acordo com o BdP, nos primeiros seis meses do ano, foram abertas 7.404 contas de serviços mínimos bancários, das quais 51% "resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem" existente na instituição de crédito.

"No primeiro semestre de 2018, as instituições reportaram o encerramento de 1.412 contas de serviços mínimos bancários, das quais 83% foram encerradas por iniciativa do cliente (80% em 2017)", segundo a instituição liderada por Carlos Costa.

Os serviços mínimos bancários são disponibilizados por todos os bancos e podem ser requisitados por qualquer cidadão, tendo um custo anual máximo de 1% do indexante de apoios sociais, o que atualmente corresponde, no máximo, a menos de cinco euros por ano.

Estas contas incluem um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, nomeadamente a abertura e manutenção de uma conta de depósitos à ordem, um cartão de débito, realização de débitos diretos, transferências intrabancárias (para outras contas dentro do próprio banco) e transferências interbancárias (para contas de outros bancos).

Caso o cliente realize operações que não constam do pacote dos serviços mínimos bancários terá custos extra.

O cidadão que tenha uma conta de serviços mínimos bancários não pode deter outras contas de depósito à ordem.

in Diário de Noticias | 08-08-2018 | LUSA

 

Com interesse:

Sistema de acesso aos serviços minimos bancários - Decreto-Lei n.º 27-C/2000, de 10 de Março

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

OUTRAS NOTÍCIAS

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

PARCERIAS

agenda juridica 2018 promo 

DESTAQUES

gnr concursoestudante deslocado

afixacao obrigatoria direito laboralquiz destaque

inovcontacto 2018crta conducao banner

LIVROS C/ DESCONTO %