Juízes alertam para atrasos no serviço judiciais devido a retoques no mapa de tribunais - Home Page Jurídica

Ministério da Justiça assegura que os tribunais "têm ao dispor dos magistrados meios para facilitar e agilizar o seu trabalho sempre que a sua atividade implica deslocações”.

sentenca tribunal 2

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses receia um maior agravamento dos atrasos que já se registam nos tribunais, pela reorganização que o Ministério da Justiça pretende levar a cabo no mapa judicial, noticia o jornal “Público”, na edição desta quinta-feira, 9 de agosto.

As alterações que o ministério pretende introduzir vão implicar dezenas de ajustamentos: há tribunais que perdem juízes, enquanto outros ganham, magistrados que passam a ter ao seu cargo mais do que um tribunal e tribunais que vêem aumentadas, reduzidas ou alteradas competências.

Uma das críticas apontadas pelo sindicato dos juízes no seu parecer sobre o projeto de decreto-lei do passado mês de julho, ao qual o “Público” teve acesso, passa pelo tempo que os magistrados poderão perder em viagens entre um e outro tribunal. “Ninguém pode esperar o mesmo nível de trabalho quando se quer obrigar um juiz a passar várias horas por semana a deslocar-se entre tribunais”.

Com a deslocação surge, ainda, outro problema, já que nem todos os juízes sabem guiar e outros podem não estar dispostos a fazê-lo. “É essencial assegurar aos juízes a disponibilização de meio de transporte e o pagamento de ajudas de custo. É o mínimo que se pode fazer”, refere a Associação Sindical de Juízes Portugueses.

Em resposta, o Ministério da Justiça já veio garantir que os tribunais “têm ao dispor dos magistrados meios para facilitar e agilizar o seu trabalho sempre que a sua actividade implica deslocações”.

in Jornal Económico | 09-08-2018

 

Conteúdo Relacionado:

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

OUTRAS NOTÍCIAS

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2018 

agenda juridica 2018 promo 

calendario forense hpj 2019

DESTAQUES

simulador ss trab indep occestudante deslocado

radar psp destaquequiz destaque

acesso direito candidatura 2018crta conducao banner

LIVROS C/ DESCONTO %