Fisco vai começar a enviar em dezembro sinais de alerta às empresas sobre a sua saúde financeira - Home Page Jurídica

Pedagógico e com cores. Vai ser assim o alerta que o Fisco vai enviar às empresas sobre a sua situação económica e financeira. Um conjunto de indicadores vai ajudar a detetar as fragilidades.

financas

O mecanismo de early warning que vai alertar as empresas sobre a sua situação económica e financeira e eventuais fragilidades que possam pôr em causa a sua viabilidade, deverá estar operacional na primeira semana de dezembro, confirmou ao ECO o IAPMEI.

Em causa está um barómetro elaborado com base num conjunto de indicadores da empresa, como a margem financeira, liquidez, financiamentos obtidos versus o EBITDA, alavancagem, autonomia financeira, capital próprio versus capital social, entre outros. Indicadores que já constam da Informação Empresarial Simplificada (IES) que as empresas têm de entregar à Autoridade Tributária. O Fisco, com base nessa informação, vai tratá-la e comunicar o resultado às empresas.

“É um sistema muito pedagógico. Com cores“, explicou ao ECO André Março. O diretor da área de capacitação empresarial explicou que “o instrumento está a ser trabalhado e testado” e “deverá estar disponível na primeira semana de dezembro”. “Se não houver nada em contrário, acrescentou.

texto completo no link infra.

in Sapo | 07-11-2018 | ECO

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

upt dez 2018

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 radar psp banner

 quizz hpj banner

 guis at irs 2018 banner