No ano 2018 foram recebidas, no Espaço Justiça, mais de 14.700 chamadas realizadas através da Linha Justiça, e atendidos presencialmente 238 cidadãos.

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Em 2018, a Linha Justiça assegurada pelo Espaço Justiça da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e acessível, desde outubro de 2016, através do número verde 800 910 220, recebeu um total de 14.763 chamadas, o que representa um aumento de 71,9%, por comparação com os dados de 2017 (8589). Estes contactos foram feitos para obtenção de informações sobre a atividade e os serviços prestados pelos vários organismos da área da Justiça bem como para obtenção de esclarecimentos acerca de matéria relacionada com as atribuições da Comissão para Avaliação dos Pedidos de Indemnização (CPAPI) às vítimas de incêndios florestais ocorridos em junho e outubro de 2017.

Maio e novembro foram os meses em que se registou o maior número de contactos telefónicos, tendo-se registado 1501 e 1502 chamadas, respetivamente.

O Espaço Justiça realizou, ainda, 238 atendimentos presenciais a cidadãos que aqui se deslocaram, o que, somado às 14.763 chamadas recebidas, representa o tratamento e encaminhamento de mais de 15.000 pedidos de informação, sugestões e esclarecimentos sobre temas e serviços prestados pelos diversos organismos da área da Justiça, incluindo a CPAPI.

A funcionar no edifício histórico sede do Ministério da Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa, após ter sido renovado no final do ano de 2016, o Espaço Justiça, para além de ser local de atendimento ao cidadão é também um espaço aberto à divulgação cultural e onde se disponibiliza, através dos ecrãs aí colocados, informação atualizada sobre estatísticas da justiça, bem como notícias regulares da área da Justiça, numa linguagem simples e acessível a todos.

in Secretaria-Geral do Ministério da Justiça | 04-01-2019

 

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