Comunicado do Conselho de Ministros de 18 de abril de 2019 - Home Page Jurídica

1. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto que declara os dias 18, 19 e 20 de abril como dias de luto nacional, como forma de expressão de pesar e de solidariedade de toda a população nacional para com as vítimas, e suas famílias, do trágico acidente com um autocarro de turismo, na Região Autónoma da Madeira, que provocou a perda irreparável de vidas humanas.

conselho ministros costa

 

2. Foi aprovada a proposta de lei que visa melhorar a capacidade e eficiência da resposta pericial por parte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P., consagrando a possibilidade de realização de autópsias aos fins de semana e feriados, retirando a penosidade acrescida da espera pelo início da semana.

Prevê-se também a possibilidade de acesso eletrónico por parte dos peritos do INMLCF, evitando-se delongas e custos com o serviço postal; reforça-se a necessidade de realização de autópsias em situações de morte sob custódia ou associada a uma intervenção policial ou militar ou em casos em que haja suspeita de tortura, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes; e atribui-se ao INMLCF, em situação de catástrofe, a competência para identificação dos corpos ou de fragmentos dos corpos e a realização das autópsias médico-legais num curto espaço de tempo, com a criação de uma equipa médico-legal de intervenção em catástrofes.

 

3. Foi aprovada a proposta de lei que assegura a execução, na ordem jurídica interna, do Regulamento (UE) nº 536/2014, relativo aos ensaios clínicos de medicamentos para uso humano. Através do presente diploma, o Governo apresenta uma proposta de legislação nacional necessária à execução do Regulamento relativo aos ensaios clínicos de medicamentos para uso humano, adotando as soluções mais adequadas para a proteção da saúde dos cidadãos e promoção dos ensaios clínicos no quadro da União Europeia.

 

4. Foi aprovado o decreto-lei que regulamenta o funcionamento do Conselho Económico e Social, de forma a clarificar alguns aspetos relativos estatuto dos membros do gabinete do presidente do CES, equiparando-os a membros dos gabinetes de membros do Governo.

 

5. Foi aprovado o diploma que procede à criação do Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Câmara de Lobos, Funchal e Santa Cruz, que resulta do alargamento da competência territorial do atual Julgado de Paz do Agrupamento dos Concelhos de Câmara de Lobos e Funchal ao concelho de Santa Cruz. Alarga-se, assim, a rede de julgados de paz, disponibilizando-se este meio de resolução alternativa de litígios aos cerca de 44 mil habitantes do município de Santa Cruz.

 

6. O Conselho de Ministros ratificou o reconhecimento da situação de crise energética declarada pela alínea d) do n.º 2 do Despacho n.º 4189-A/2019, bem como todos os atos emitidos ou praticados ao abrigo da declaração da situação de crise energética efetuada por esse mesmo despacho.

 

7. O Governo procedeu às seguintes nomeações

- Diogo Luís Batalha Soeiro Serras Lopes, para o cargo de vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., para completar o mandato em curso do atual conselho diretivo, atendendo à renúncia da anterior vice-presidente;

- Luís Manuel Martins Amaro, Nuno Miguel da Silva Marques, Ana Sofia Freitas Monteiro Ferreira, Vera Sofia Pinheiro Branco de Almeida e Ana Paula Realista Carvalho Rodrigues, respetivamente para o cargo de presidente e vogais executivos do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, E.P.E., atendendo à cessação do mandato do anterior conselho de administração.

 

8. Foram autorizadas as realizações de despesa:

- Por parte de 10 entidades sob direção, tutela ou superintendência do Ministro da Administração Interna para a aquisição de eletricidade, para o período de julho de 2019 a dezembro de 2020, sendo os respetivos procedimentos conduzidos pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (ESPAP, I.P.);

- De transferência do Fundo de Fomento Cultural para a Fundação de Serralves, para a Fundação Casa da Música, e para a Fundação Centro Cultural de Belém, para assegurar o funcionamento e o desenvolvimento das atividades por estas fundações.

in Portal do Governo

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2019

agenda juridica 2020 geral

calendario forense hpj 2020

acesso direito candidatura 2019 banner

banner wook 350

banner collex 350

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 codigo trabalho 2019 info

 radar psp banner

 quizz hpj banner