Juízos de Família e Menores de Leiria e Alcobaça abrem em setembro - Home Page Jurídica

Os juízos de Família e Menores de Leiria e Alcobaça vão entrar em funcionamento no próximo mês de setembro, estabelece uma portaria publicada hoje em Diário da República.

sala audiencia

A portaria, assinada pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, determina que o Juízo de Família e Menores de Leiria (sede de distrito) e o de Alcobaça "entram em funcionamento no dia 01 de setembro".

Os dois juízos eram reclamados há vários anos e a sua abertura chegou a estar prevista para janeiro deste ano, segundo o juiz Carlos Oliveira, presidente da Comarca de Leiria.

Em declarações à agência Lusa, em julho de 2018, o juiz defendeu que a abertura dos dois novos juízos permitiria criar um eixo "ao longo de toda a comarca, de norte a sul, cobrindo geograficamente [o distrito] e tornando a justiça de Família e Menores mais próxima dos cidadãos".

Em Leiria, o novo juízo abrangerá a sede do distrito e os concelhos de Marinha Grande, Porto de Mós e Batalha.

Deverá ficar localizado nas antigas instalações do Departamento de Investigação e Ação Penal, onde o Estado continua a pagar uma renda mensal de 6.100 euros, apesar de o espaço não albergar serviços judiciais desde 02 de novembro de 2017.

"Será preciso apenas uma adaptação, mas penso que não é uma adaptação muito complicada", referiu na altura Carlos Oliveira.

Em Alcobaça, o Juízo de Família e Menores abrangerá também o vizinho concelho da Nazaré e ficará instalado numa antiga escola, próxima do Palácio da Justiça.

in Diário de Noticias | 17-06-2019 | LUSA

Consulte a Portaria que cria estes tribunais aqui:

Portaria n.º 185/2019, de 17 de junho

 

Conteúdo Relacionado:

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt jun 2019

curso preparacao cej 2019 upt

acesso direito candidatura 2019

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 radar psp banner

 quizz hpj banner

 calendario forense hpj 2019 banner