Já abriu o concurso para contratar mil técnicos superiores para a Administração Pública - Home Page Jurídica

O concurso visa contratar técnicos para as áreas jurídica, económico-financeira, planeamento, controlo e avaliação, estatística, relações internacionais e ciência política.

administracao publica

Está aberto o concurso público para a contratação de mil técnicos especializados para a Administração Pública, anunciado pelo Governo no início de maio. O concurso visa contratar técnicos para as áreas jurídica, económico-financeira, planeamento, controlo e avaliação, estatística, relações internacionais e ciência política.

"Foi publicado esta terça-feira o aviso referente à abertura do procedimento concursal de recrutamento centralizado para mil técnicos superiores", pode ler-se no comunicado enviado pelo Ministério das Finanças às redações.

O objetivo, acrescenta o comunicado, é "reconstituir e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, apostando nas áreas estratégicas do Estado e recuperando a sua massa crítica", para além de "dotar os centros de competências e os serviços de trabalhadores qualificados em áreas especializadas, garantindo assim os adequados níveis de funcionalidade dos serviços públicos".

O procedimento permite "constituir reservas de recrutamento para a carreira geral de técnico superior", isto é, os candidatos que forem pré-selecionados, depois da realização de uma prova de conhecimentos e de uma avaliação psicológica, integram uma bolsa de recrutamento que é válida por 24 meses e à qual os órgãos ou serviços públicos poderão recorrer quando tiverem necessidades de pessoal.

O concurso, aberto a candidatos com ou sem vínculo de emprego público previamente estabelecido, ficará aberto pelo prazo de 15 dias úteis, entre 10 e 30 de julho.

Os detalhes sobre o procedimento podem ser encontrados no site da Bolsa de Emprego Público.

Segundo o procedimento de recrutamento, "não havendo lugar a negociação, os candidatos serão posicionados na 2.ª posição remuneratória a que corresponde o 15.º nível remuneratório da carreira geral de técnico superior", o que equivale a 1.201,48 euros.

Duas fases

Em respostas a perguntas colocadas pelo Negócios, o Ministério das Finanças adianta que o procedimento de recrutamento destes mil técnicos superiores "abrange dois momentos distintos". A primeiro passa pela constituição da bolsa de recrutamento para onde vão os candidatos selecionados. A segunda, pela "oferta de colocação em posto de trabalho".

Para acelerar a seleção dos canditados, o procedimento será realizado através de meios eletrónicos, sendo que o "prazo de duração de cada etapa dependerá do numero de candidatos".

"Quando estiver concluída a fase de constituição da reserva, inicia-se o procedimento de oferta de colocação em posto de trabalho, para os candidatos que tiverem sido admitidos e para os serviços identificados e autorizados a recrutar nas áreas colocadas a concurso", refere as Finanças.

Acrescenta que "para os trabalhadores admitidos na segunda fase, nas vagas disponibilizadas pelos serviços, é celebrado um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado", pelo que os selecionados "ficam a pertencer aos mapas de pessoal dos serviços".

Requisitos gerais:

Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial;

18 anos de idade completos;

Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

 Requisitos especiais: ser titular do grau académico de licenciatura, preferencialmente, dentro das seguintes áreas de formação académica, conforme Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação

in Jornal de Negócios | 09-07-2019

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2019

agenda juridica 2020 geral

calendario forense hpj 2020

acesso direito candidatura 2019 banner

banner wook 350

banner collex 350

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 codigo trabalho 2019 info

 radar psp banner

 quizz hpj banner