Presidente do STJ defende maior transparência no exercício da justiça - Home Page Jurídica

O presidente do Supremo Tribunal defendeu hoje uma maior transparência no exercício da justiça e tem previsto realizar, no início do próximo ano, um colóquio sobre a relação entre a justiça e a comunicação social.

supremo tribunal justica

A ideia foi transmitida à Lusa pelo conselheiro António Joaquim Piçarra, após um encontro de dois dias com o seu homólogo espanhol D. Carlos Lesmes Serrano focado na Sociedade de Informação e a Justiça.

"Vamos ver a melhor forma de as decisões judiciais serem compreensivas por forma a transmitir aos cidadãos maior confiança na justiça através da transparência do sistema", afirmou.

No entender do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e por inerência do Conselho Superior da Magistratura, "os tribunais nada têm a recear pela transparência do exercício da função", considerando que "a confiança dos cidadãos ganha-se quando são informados que os processos são justos e equitativos, que há regras e que nada mais há num processo que uma avaliação racional e uma motivação jurídica", afirmou.

No encontro, disse o presidente do STJ, "houve uma troca muito interessante e útil de experiências e foram retirados muitos ensinamentos".

"Algumas das experiências trocadas entre os dois países vamos tentar transpô-las para Portugal", dando como exemplo os gabinetes de imprensa, uma das medidas previstas na lei de organização judiciária, mas nunca implementada.

in SAPO | 03-10-2019 | LUSA

 

 

Conteúdo Relacionado:

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner upt set 2019

agenda juridica 2020 geral

calendario forense hpj 2020

acesso direito candidatura 2019 banner

banner wook 350

banner collex 350

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 codigo trabalho 2019 info

 radar psp banner

 quizz hpj banner