Sistema por pontos. 1400 pessoas estão em risco de perder a carta de condução - Home Page Jurídica

O número de pessoas que podem vir a ficar sem a carta de condução praticamente triplicou desde o final de 2018. O sistema prevê que o documento seja cassado quando o condutor atinge 12 pontos.

carros

Cerca de 1400 pessoas podem vir a ficar sem carta de condução por terem atingido os 12 pontos — o valor necessário para a sua cassação do modelo de pontos que regula a atribuição da licença para conduzir desde 2016. O número de condutores em risco de perder o documento praticamente triplicou desde o final de 2018, revela o Jornal de Notícias.

“Só agora é que as pessoas estão efetivamente a perder pontos”, disse o presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Trigoso ao JN. Segundo o responsável, o sistema por pontos demorou a surtir efeito devido à “amnistia” do cadastro dos condutores, que se deu à data da sua implementação. Trigoso acredita que a melhoria da eficácia do sistema pode levar a uma “redução da sinistralidade”, que é uma das prioridades do Governo.

A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, garantiu à mesma fonte que o Governo está a trabalhar no agravamento das sanções às infrações mais recorrentes e gravosas. “Condução sob o efeito do álcool e com telemóveis são situações que não são aceitáveis porque põem em perigo não só a segurança dos próprios como a dos restantes condutores”. A responsável não adiantou as datas de implementação das novas medidas, que deverão ser apresentadas “oportunamente”.

in Observador | 08-01-2020

 

Recomendado:

Carta de Condução – Novas Regras e Prazo para a Renovação!

 

 

Conteúdo Relacionado:

 

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner 350 292 upt jan 2020

cursos cej 2020

calendario forense hpj 2020

banner wook 350 jan 2020

banner collex 350 jan 2020

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 codigo trabalho 2019 info

 radar psp banner

 quizz hpj banner