I - A indemnização prevista na cláusula penal e a indemnização por encargos com a cobrança de dívida que a recorrente peticionou por via da injunção não emergem directamente do contrato, mas da sua resolução por incumprimento e daí não poder considerar-se uma obrigação “stricto sensu”.

jurisprudencia

 

II - Tais indemnizações situam-se no campo da responsabilidade civil contratual, por via do incumprimento, as quais são expressamente excluídas do procedimento de injunção (artº 2º nº 2 al. c) do DL nº 62/2013 de 10 de Maio, que transpôs a Directiva nº 2011/7/EU do Parlamento Europeu e do Conselho de 16/02/2011).

III – Deve ser liminarmente indeferido o requerimento executivo quanto aos pedidos indemnizatórios referidos, porquanto o erro na forma de processo não permite qualquer adequação processual ou convite a aperfeiçoamento, consubstanciando nulidade de todo o processo e que conduz à absolvição da instância – artºs 193º, 576º, nº 2, 577º nº 1 al. b) e 578º todos do CPCivil e artº 14º-A nº 2 al. a) do Regime dos Procedimentos, DL nº 269/98 de 01/09.

 

 

 

CLIQUE PARA ACEDER AO ACÓRDÃO

 

Outras Decisões:

TRE - 15.09.2022 - Injunção, Regime dos procedimentos especiais destinados a exigir o cumprimento de obrigações pecuniárias. Cláusula penal

TRL - 03.12.2020 - Injunção, Citação postal, Prazo de defesa, Assinatura do aviso, Carta de advertência, Presunção ilidível, Decisão surpresa

TRC - 10.09.2019 - Execução, Requerimento de injunção, Juros de mora

 

 

Alguns livros recomendados que poderá adquirir com Desconto e Oferta de Portes:

A Injunção e as Conexas Acção e Execução (8ª Edição)

Cobrança Judicial de Dívida, Injunções e Respetivas Execuções - (8ª edição)

 

 

Conteúdo Relacionado:

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!