TRG - 13.06.2019 - Acção de demarcação, Extrema, Linha divisória, Critérios de demarcação - Home Page Jurídica

1 – A demarcação é um dos poderes inerentes à propriedade imóvel, sendo configurado no artigo 1353º do Código Civil como um direito potestativo.

jurisprudencia

 

2 – O recurso à ação de demarcação pressupõe a indiscutibilidade do direito de propriedade sobre os prédios confinantes e a indefinição da linha divisória entre eles.

3 – Demonstrando-se que os prédios contíguos pertencem a proprietários diferentes e que existe desentendimento entre eles sobre a respetiva extrema, cabe concretizar a demarcação através dos critérios estabelecidos no artigo 1354º do Código Civil.

4 – O primeiro critério consiste em fazer a demarcação em conformidade com os títulos de cada um; na falta ou insuficiência dos títulos, recorre-se à posse em que estejam os confinantes ou segundo o que resultar de outros meios de prova; na falência de todos os outros critérios, a demarcação faz-se distribuindo o terreno em litígio por partes iguais.

5 – Desde que não haja usucapião, não existe predominância da posse sobre os outros meios de prova mencionados no artigo 1354º, nº 2, do Código Civil.

6 – Demonstrando-se através dos meios de prova produzidos qual a definição da linha divisória entre o prédio da Autora e o prédio dos Réus, a demarcação deve ser feita em conformidade com os factos reveladores da extrema entre os prédios.

 

 

CLIQUE PARA ACEDER AO ACÓRDÃO

 

Outras Decisões:

TRL - 14.02.2019 - Acção de reivindicação, Pressupostos, Aquisição derivada, Aquisição originária, Usucapião

STJ - 09.11.2017 - Ação de reivindicação, Direito de propriedade, Teoria da substanciação, Aquisição originária, Aquisição derivada

NEWSLETTER JURÍDICA HPJ - Receba os nossos destaques!

INFORMAÇÃO JURÍDICA ÚTIL

banner 350 292 upt jan 2020

cursos cej 2020

calendario forense hpj 2020

banner wook 350 jan 2020

banner collex 350 jan 2020

LIVROS C/ DESCONTO %

DESTAQUES

 codigo trabalho 2019 info

 radar psp banner

 quizz hpj banner